O que é um projeto luminotécnico?

O projeto luminotécnico é a elaboração da iluminação adequada para o ambiente escolhido. Para tanto, vários fatores são considerados e adequados a fim de se obter um resultado satisfatório conforme o objetivo estipulado para o espaço.

Para conseguir a iluminância, a temperatura de cor e o índice de reprodução de cor adequado é preciso fazer uma série de cálculos luminotécnicos, a fim de considerar a luminária correta a ser instalada.

No caso das indústrias, escritórios e estabelicimento comerciais, é preciso ter atenção às especificações técnicas e às normas que estipulam a relação entre o trabalho desempenhado no local e a taxa de iluminância, por exemplo.

Para que serve um projeto luminotécnico?

Saber usar a luminária correta, a quantidade ideal, e ainda, saber exatamente onde e o que se quer iluminar faz toda a diferença. Além de poder ressaltar um ambiente, um objeto, uma fachada arquitetônica ou um jardim, a iluminação tem o papel de proporcionar diferentes sensações e por isso a importância do profissional na área.

Nas indústrias, escritórios e estabelicimento comerciais, saber posicionar as luminárias ideais nos lugares adequados impacta na produtividade e segurança do trabalho.

Além da garantia de um ambiente bem iluminado, o projeto luminotécnico é essencial para evitar gastos excessivos. A quantidade de luminárias, assim como as potências de cada uma delas, é dimensionado conforme a necessidade do espaço.

Projetos corporativos

O primeiro passo para seguir em projetos corporativos é saber o segmento da empresa e estudar a norma específica para o setor e o tipo de trabalho a ser desempenhado.

Posteriormente, é preciso verificar quais maquinários e/ou equipamentos serão utilizados e, se possível, calcular a volumetria de cada um. Após essa verificação, é preciso analisar o pé direito e como poderá ser feita a instalação de cada uma das luminárias — em forro de gesso, direto na laje ou em perfilados.

É importante saber a influência da luz natural e os níveis de refletância das paredes, pisos e teto. Com essas informações em mãos, podemos começar a escolher a luminária adequada para o local, ao fazer o cálculo luminotécnico e distribuir de forma adequada em planta, para que tenha menos áreas de sombra possível.

Qual a importância de fazer um projeto luminotécnico?

A iluminação adequada tem o poder de melhorar o ambiente de trabalho, manter a atenção à uma tarefa de precisão, ressaltar monumentos e fachadas, valorizar um produto à venda, diminuir acidentes de trabalho etc.

Com o cálculo luminotécnico e a precisão nos estudos realizados por profissionais especializados e qualificados, o resultado poderá trazer todos os benefícios citados. Em alguns casos, são realizados testes de aplicação e de direcionamento correto das luminárias.

Um projeto mal calculado ou distribuído, por exemplo, pode ter falhas tanto para o excesso quanto pela ausência. Normalmente, os problemas de falta de iluminação são mais sentidos pelo sombreamento e a dificuldade de enxergar os objetos ao redor.

Mas também o excesso traz problemas. O ofuscamento é um dos inconvenientes que podem acontecer com um projeto luminotécnico mal dimensionado ou negligenciado. Em ambientes de trabalhos, principalmente em fábricas, a sombra pode ser um problema tão grave quanto o ofuscamento, podendo promover acidentes graves.

O projeto luminotécnico deve ser solicitado quando iniciar a etapa de elaboração do ambiente, pois assim, o Ligthing Designer elaborará a luminotécnica de acordo com as disposições do layout do espaço, em seguida, ele poderá calcular e planejar toda a estrutura elétrica do local.

Para conseguir um projeto luminotécnico capaz de promover uma verdadeira eficiência energética é preciso contar com profissionais de alta qualidade e capacidade técnica.

 

Se você tem a necessidade de fazer um projeto entre em contato através do

NOSSO FORMULÁRIO DE CONTATO